No.4902[Reply]
O que esperar do linux?
Linux e Windows tem objetivos diferentes. O Windows é basicamente uma plataforma estável em que você pode instalar e executar programas, e esses programas normalmente vão ser "completos", isso é: raramente vão depender de alguma coisa, e se depender, eles mesmos vão instalar e gerenciar as suas dependências naqueles "C:\Arquivos de Programas", então raramente você vai encontrar problemas. Querendo ou não, o Windows é a plataforma mais "just works" que você pode encontrar justamente porque ele se fez assim, a não ser se seu computador for um PC antigo ou tiver componentes ruins, mas também por ser uma plataforma que depende muito de software third-party, você também fica muito dependente de alguém fazer a porra do trabalho direito ou alguém se dispor a fazer um software que faça alguma coisa pra você, e se for você que vai se dispor a fazer esse software tu vai gastar um tempo do caramba pra pouco ganho.
As distros linux não são assim. As distros linux não são uma plataforma estável, então sempre vai ter diferenças entre as distros linux e também entre versões da mesma distro, que precisam ser levadas em consideração. Os softwares no linux são incentivados a depender de várias coisas do próprio sistema operacional, então é comum a necessidade de um gerenciador de pacotes como o apt e o pacman pra instalar programas e não de um instalador que tu baixa da internet, porém isso torna o sistema mais integrado, portanto mais leve e também os programas em si são mais simples de serem construídos e gerenciados. Por conta dessa necessidade, é comum também não existir software pra "configurar" um programa com o que acontece no Windows, mas sim de um arquivo de texto que você usa pra configurar o seu sistema usando algum editor de texto. No fim, linux acaba sendo mais fácil de desenvolver software, fazer soluções customizadas e fazer o teu computador até lavar a tua roupa, mas os verbos desenvolver e fazer tem uma ênfase bem mais forte.
No.5207
Windows é para quem quer usar um computador, Linux é para quem gosta de computação, simples. Não necessariamente programar, eu uso Debian vão fazer 5 anos, uso o terminal pra rodar sudo apt update && apt upgrade e é só,
>maix entoa puque tu nun uza o winderson?
Ora, não uso porque eu não gosto. Simplesmente funcionar não é uma questão pra mim, tudo funciona perfeitamente igual senão melhor que no Windows, quando me pego procurando como rodar um programa no wine percebo que 99% das vezes não vale a pena, e o 1% eu só rodo no wine, minha nossa, como sugo caralhos.
Quando os autistas entenderem que a preferência das pessoas é o que importa pra tomada de decisões delas e que nem tudo é binário e perfeitinho, vai ser o dia que o op vai parar de sugar caralhos.
No.5210
>>5207>Quando os autistas entenderem que a preferência das pessoas é o que importa pra tomada de decisões delas e que nem tudo é binário e perfeitinho, vai ser o dia que o op vai parar de sugar caralhos.É isso que as pessoas normais preferem. Você realmente acha legal tomar decisões com base no mínimo denominador comum? O negócio é escolher a porra do teu publico alvo.
Por isso que eu prefiro que linux continue com a filosofia UNIX, eu mesmo uso o Windows e Linux ao mesmo tempo porque os dois tem objetivos diferentes. Linux é pra transformar a máquina em hardware customizável que faz coisas que nem a porra da fabricante sabia que dava pra fazer com o hardware que vendeu, mas até nisso essa porra tá se perdendo, basta ver a quantidade de patch imbecil que existe vindo direto do Google pra impedir usuário "de fazer merda" (leia-se: impedir usuário de ser dono do próprio aparelho).
No.5211
>>5210Fazendo um adendo, é por isso que eu gosto da pica relatada. Isso aqui não é um sistema operacional convencional, você até precisa de um kernel rodando nativamente ou em uma VM pra servir como CPU server de algum lugar, mas o resto:
>autenticação pode ser feito por um servidor factotum qualquer (e o próprio factotum é até bem simples de implementar caso seja necessário)>arquivos DO PRÓPRIO ROOT podem ser servidos de um sistema linux com um fs mais moderno, como o btrfs, ou até mesmo no windows>terminal pode ser implementado como um programa no windows ou no linux, e também é bem simples de implementar>é fácil integrar vários dispositivos com diferentes capacidades em um único sistema coeso, integrado e transparenteIsso aqui pega tudo que tá envolta dele e integra tudo como uma única coisa só, você não precisaria sacrificar a facilidade do windows pra ter a flexibilidade de um sistema ainda mais extensível que um sistema linux e muita coisa poderia ser simplificada usando os protocolos do baseadinho, mas então o pessoal decidiu usar o HTTP pra fazer seus serviços, acabam fazendo a LITERAL MESMA COISA QUE O PLAN 9 FAZ mas de forma cagada e imbecilizada, cheios de ad-hocs e sem integração nenhuma. Bando de cornos filhos da puta.
No.5402
>>5397De novo ponto para o
>>5211. Até o macbook se integra bem com o Plan 9, e o kernel do Plan 9 é tão simples que é muito fácil fazer drivers se baseando no que tem no Linux.
https://github.com/9front/9front/tree/front/sys/src/9